quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Para quem tem bom gosto, eu recomendo...

Amendoeira

Bebeto Castilho é um dos segredos mais bem guardados da música brasileira, que agora se revela. Sim, este CD solo como cantor (e flautista, e baixista, o que não é de jeito nenhum menos importante) do baixista e solista vocal do mítico Tamba Trio vai funcionar para a maior parte dos ouvintes como uma revelação. Para os outros, fãs como Caetano Veloso, autor do emocionado texto da contracapa, ou Milton Nascimento, que começou a cantar e a, não por acaso, tocar contrabaixo na noite para imitar o Bebeto do Tamba, será uma confirmação. Ou melhor, um sonho: ter à disposição do ouvido um disco inteiro conduzido pela voz de Bebeto, que só volta e meia era convocada nas gravações do Tamba Trio, um grupo notabilizado nos anos 60 e 70 pelas ousadas gravações instrumentais ou pelas harmonizações vocais do grupo formado por, além de Bebeto (contrabaixo, flauta, saxofone e voz solo), Luiz Eça (piano e intrincados arranjos) e Hélcio Milito (bateria e tamba, o set de percussão inventado por ele e que batizou o mais criativo dos nossos trios de bossa nova e samba jazz).

E que arte é essa? Por que Caetanos, Miltons e toda uma geração de artistas da música brasileira celebram tanto este senhor? Por que músicos da novíssima geração, como o sobrinho de Bebeto, Marcelo Camelo dos Los Hermanos, e Kassin, que produziram este CD, ainda continuam a ouvir e a se influenciar por ele?

Primeiramente porque Bebeto é um cantor único no panorama do samba e da música brasileira em geral. Ele canta como toca flauta, sem qualquer empostação, sem qualquer efeito exterior à música, sem qualquer interpretação, sem drama, apenas com as notas precisas, os graves, médios e agudos secos, precisos, com o colorido próprio da composição.

O CD, produzido pelo sobrinho neto "Marcelo Camelo" com zelo de filho pela arte refinada de Bebeto e por Kassin, respeita integralmente a concepção musical de Bebeto e a traduz. É calcado, por exemplo, na mesma formação instrumental do Tamba Trio: o baixo de Bebeto, a bateria (por Ivo Moreira Caldas, que já passou pela banda de Marcos Valle, Roberto Menescal e de tantos outros sambistas bossanovistas) e o piano de Laércio de Freitas, o popular Tio, um gênio não só do instrumento como dos arranjos para orquestra.

Os sambas que ele escolhe para cantar não têm harmonias truncadas, ângulos obtusos, embora o tratamento harmônico seja luxuoso, cuidadoso. São canções redondas que contam histórias, há uma fluidez carinhosa, define Marcelo Camelo. Ele próprio, Camelo, tem a honra de ter um samba gravado pelo tio, Amendoeira, samba-canção triste e leve, com um suingue sutil que não faz feio em meio a um repertório de clássicos como Minha Palhoça, samba de bossa de J. Cascata no qual divide os vocais com outro cantor especial, o baterista Wilson das Neves, e Cabelos Cor de Prata, samba também triste, elegante e leve (mais para suspiro do que lágrima) de Silvio Caldas.

Camelo mergulhou tanto no universo do tio que fez Amendoeira, inspirado em Salgueiro Chorão, samba de Durval Ferreira gravado no primeiro LP de Bebeto, e que também é uma “conversa” com uma árvore. Além de dar uma música para o tio, Camelo trouxe para o disco a juventude, nova geração da música brasileira. É gente como o produtor Kassin (produtor dos discos do Los Hermanos, do CD de Caetano Veloso e Jorge Mautner, do trio com Moreno Veloso e Domenico Lancellotti), e as cantoras Thalma de Freitas (filha do pianista Laércio, que divide com Bebeto os vocais no samba sincopado Pode Ser?, do especialista Geraldo Pereira e de Marino Pinto) e Nina Becker (com quem canta Beijo Distraído, de Durval Ferreira e Regina Werneck), ambas da Orquestra Imperial.

Um momento muito especial do disco é a estréia de um compositor, um tal Luiz Castilho, que tem seu samba de breque cheio de bossa Porta de Cinema, cantado por Bebeto em duo com Camelo. Sobrinho e tio se reúnem para celebrar Luiz, irmão de Bebeto, avô de Camelo, compositor inédito e prolífico, já falecido, e de quem Camelo sabe tudo e pretende aos poucos revelar.

Simples e musicalíssimo como Bebeto, o disco Amendoeira é, por muitos motivos, histórico e revelador. E além de muito bom demais de se ouvir. Tentem parar...

Um comentário:

Anônimo disse...

Belíssimo artigo, minha jornalista. Escreves muito bem. Adorei a sua magnífica descrição deste músico. Instiga a curiosidade das pessoas para conhecerem novos horizontes. Um deleite de palavras simples, convincentes e doces. Escreves com amor.
Parabéns!!!