segunda-feira, maio 12, 2008

MUTUM


Mutum quer dizer mudo. Mutum é uma ave negra que só canta à noite.E Mutum é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e é um menino diferente dos outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, Thiago será confrontado com este mundo, descobrindo-o ao mesmo tempo em que terá de aprender a deixá-lo.

Mutum se inspira na história de Miguilim, da novela "Campo Geral" (Manuelzão e Miguilim), de João Guimarães Rosa (1908 – 1967), considerado o maior escritor brasileiro do século XX, autor de obras-primas como Sagarana e Grande Sertão: Veredas. Com seu poder criativo e imaginação deslumbrante, provocou uma verdadeira revolução na literatura brasileira, inovando na linguagem, nas tramas e na visão de mundo de seus personagens, transformando o sertão num modelo do universo.


O expectador não consegue desgrudar os olhos da grande tela, expressões fortes e tão próximas da câmera que quase se pode tocar, acariciar, sorrir, chorar, sentir o cheiro do sertão e se encantar com suas cores de dia e noite tão peculiares. Em muitos momentos do longa a emoção toma conta de todos, são fatos narrados da vida dos personagens, mas que se faz presente no cotidiano de tantos sertanejos na sua realidade diária e o público ao se dar conta disso, não tem como ficar indiferente. É uma grande lição poder através dos olhos de um coração de criança ainda tão puro e cheio de esperanças as dificuldades, tristezas e confrontos que circundam a vida adulta em um lugar onde tudo teima em sobreviver.

"O sertão de Guimarães Rosa é o mundo..."
Fui assistir e recomendo, é simplesmente fantástico!
Saimos do cinema fortemente emocionados e carregando uma esperança de resgatar a visão de mundo através da pureza do olhar infantil que existe dentro de cada um de nós e que muitas vezes fica esquecida no universo adulto.
...
Festivais e Prêmios

CANNES 2007
Filme de Encerramento da 39ª Quinzena dos Realizadores
Toronto International Film Festival

Seleção Oficial 2007
Festival do Rio 2007

Melhor Filme
Festival de Cinema de Bogotá
Circulo PreColombino de Plata
London International Film FestivalSeleção Oficial 2007
Festival de BiarritzFrança 2007
Pusan International Film Festival

Em competição 2007 - Coreia
Festival Internacional de Bogota Seleção Oficial 2007
Kiev International Film FestivalSeleção Oficial 2007



Um comentário:

Anônimo disse...

Mas há a vida
que é para ser
intensamente vivida,
há o amor.
Que tem que ser vivido
até a última gota.
Sem nenhum medo.
Não mata.

?!...se soubre de quem é o poema...ofereço o seu peso em ouro!